[Resenha] O Menino do Pijama Listrado

08:50

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia das Letras

Sinopse do Livro:

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

 Sinopse do Filme:

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

Meu ponto de vista:

    Bom, esse foi um dos livros mais lindos e tristes que eu já li (Se você não gosta de livros com desfechos tristes, por favor, não leia-o). A história é fictícia, mas o cenário em que se passa, foi bem real, Segunda Guerra Mundial, era nazista.
    O personagem principal, Bruno, vivia em Berlim na Alemanha, com seu pai, um Oficial nazista (para ele seu pai era um simples soldado), sua mãe, e sua irmã. Ele era apenas um menino de 9 anos com o sonho de meninos de 9 anos, ele apenas queria tudo oque um menino dessa idade quer e precisa, brincar, ter amigos. Até que do nada, sem que ele entenda o porque, sua família decide se mudar para um lugar isolado onde ele não conhecia ninguém, não tinha amigos, e nem podia frequentar a escola, tinha que  estudar em casa.
     Nessa casa nova, da janela do quarto de Bruno era possível ver um lugar (no qual ele apelidou de fazendinha), todo cercado, e com pessoas trabalhando com roupas que aparentavam ser "pijamas listrados". Como Bruno tinha o sonho de ser um explorador, foi procurar saber oque era, e quem eram as pessoas que ali estavam.
    Em uma de suas andanças, conheceu Shmuel, um menino judeu, que tinha a mesma idade que Bruno e por coincidência fazia aniversário no mesmo dia que ele.
     Apartir dai os dois se tornam amigos secretos, e Bruno passou a ir praticamente todos os dias levar comida e ver seu novo grande amigo.
     Eles brincavam através da cerca, pois Shmuel não podia sair de lá (Claro!), a não ser para realizar algum trabalho do lado de fora, como fizera na casa de Bruno em uma certa ocasião. Até que um dia Bruno teve a "brilhante" ideia de pedir a seu amigo que arrumasse um dos pijamas para que ele pudesse passar para o outro lado da cerca e conhecer o lugar em que Shmuel morava, e tudo isso sem o consentimento de seus pais.
      E por fim, essa ideia acabou terminando em tragédia.




Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado, o livro é muito bom, possui uma escrita brilhante, que prende muito. O filme também é muito bom, bem fiel ao livro, super recomendo. Depois disponibilizo mais resenhas para vocês.

Beijo beijo ;*

Você pode gostar também

0 comentários

Quero ler

Estou lendo