[Resenha] Conta Comigo | Wilson Mello

17:20

Título: Conta Comigo
Autor: Wilson Mello 
Gênero: Romance
Editora: Baraúna 
Páginas: 78

Sinopse:
"Conta Comigo é, antes de tudo, uma história de amor e amizade entre dois adolescentes no início dos anos 90, quando o preconceito em relação à AIDS ainda assolava o país. Lúcio e Marcela se conhecem e uma energia forte e inexplicável os une, independente dos obstáculos que os cercam. A partir daí, surge algo muito mais poderoso que qualquer preconceito: O amor incondicional entre duas almas gêmeas."
Preparem os lencinhos, pessoal, este é um livro muito emocionante! Conseguiu me arrancar sorrisos e muitas lágrimas também.
Recebi o livro neste mês, em parceria com o autor, Wilson Mello, um dos autores mais simpáticos e talentosos que já conheci desde que comecei a blogar. Por ter uma escrita contagiante e também pelo livro ser pequeno, o devorei em mais ou menos 40 minutos.



Conta Comigo se passa no começo dos anos 90, e é narrado aos olhos de Lúcio, o personagem principal. 
Lúcio tinha 14 anos, estudante, e vivia em Patrocínio - MG. Ele levava uma vida monótona ao lado de seus pais, até que um dia uma menina mudou-se para a casa ao lado com sua tia. Assim que a viu pela primeira vez, ele sentiu algo que nunca havia sentido antes por ninguém, se apaixonou por ela mesmo sem a conhecer.
"Quando a tia dela surgiu de novo fiquei meio sem saber o que fazer. Ela olhou-me com indiferença e por duas vezes chamou a atenção de Marcela na minha frente. Acho isso terrível, uma tremenda falta de respeito humilhar uma pessoa assim. Desde o primeiro dia em que a vi, não gostei dela; agora, tenho certeza de que a verdade eu a odiava. Ela era uma mulher grosseira, tremendamente mal-educada."
Marcela era uma menina muito misteriosa, quieta e sozinha. Mesmo sendo tão jovem, 14 anos, já tinha passado por muita coisa em sua vida; coisas que nem de perto poderiam ser consideradas boas.
Lúcio sempre a via chorando e isso o deixava muito infeliz, já que gostava tanto dela. Ele tentava se aproximar, saber o que ela tinha, para que assim, pudesse ajudá-la de alguma forma, mas Marcela sempre dava um jeitinho de afastá-lo.
Com o tempo e muita insistência, Lúcio conquistou a amizade de Marcela a ponto de fazê-la contar seu maior segredo. Essa grande amizade acabou se tornando uma incrível história de amor, barrando todo o preconceito que essa relação envolvia.
"A cada dia mais eu me apaixonava por ela; e não tinha dúvida nenhuma de que ela também correspondia à minha paixão."
O livro é muito importante pela abordagem de vários temas, principalmente a AIDS e o preconceito que a rodeia. O leitor não vive apenas a experiência de conhecer novos personagens, novas histórias, mas conhece também uma grande lição de vida; um livro repleto de ensinamentos. 
Com toda certeza, na época em que se passa a história a discriminação era muito maior, mas ainda hoje esse assunto é um grande tabu, e muitas pessoas todos os dias passam por situações constrangedoras por serem portadoras da doença. Eu gostaria que o mundo tivesse a oportunidade de ler este livro, acredito veemente que ajudaria muito a melhorar o pensamento das pessoas em relação a doença. A sociedade é muito desinformada e prefere julgar o desconhecido.
Achei interessante também mencionar na resenha a negligência dos pais envolvidos na história. Muita coisa poderia ser evitada ao longo da trama se os pais fossem mais atenciosos e cuidadosos com seus filhos.
Enfim, o livro é maravilhoso e alerta com perfeição sobre os males do preconceito na vida de uma pessoa e sobre cuidados que poderiam ser tomados para evitar tal coisa.


Espero que tenham gostado, gente. Em breve postarei mais uma resenha de outro livro publicado pelo Wilson. Estou amando conhecer um pouco do trabalho dele. 
Se já leram o livro ou tem vontade de ler, não se esqueçam de comentar e me dizerem o que acharam. 
Beijinhos :*

Você pode gostar também

8 comentários

  1. OI Mariana, que livro lindo de se ler, no inicio na juntei o segredo dela a doença pensava que era outra coisa, mais logo raciocinei, ate porque era o motivo dela viver chorando, a atitude dele foi uma das melhores ate porque, agente percebe que ele gosta dele e logo depois de descobrir esse segredo ele não se afasta e sim é um motivo para ele se juntar a ela, e você tem muita razão agente não deve se afastar de uma pessoa só porque ela tem Aids e sim se aproximar porque isso só vai causar o mal da pessoa, sei que ainda existe muito tabu mesmo por conta da doença mais um dia se DEUS quiser vai ter uma cura e as pessoas mesmo antes disso vão limpar a mente e raciocinar que uma pessoa que tem AIDS não é bicho mais sim uma pessoa com um problema que pode ser ajudado com a compreensão de todos...
    Eu gostei demais dessa resenha e eu também gosto muito de livros pequenos acho uma viagem incrível em poucas folhas...
    Abraços e Boa semana ;)

    http://www.pedrosanttos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro.
      Que comentário lindo. É exatamente o que o livro passa ao leitor e tentei passar parte disso na resenha. Fico muito feliz que tenha entendido desta forma.
      Também espero que um dia essa doença só faça parte de livros e não da realidade, é muito triste ver uma pessoa sofrer por estar infectado por esse vírus tão malicioso, ainda mais um menina, como a Marcela, que nem teve culpa de pegar a doença.
      Beijinhos e um ótima semana para você também

      Excluir
  2. Oi Mari,

    Que tanta emoção presente em tão poucas páginas, parece um livro ótimo e de leitura rápida, acho muito importante trazer temas assim também para a literatura para que possamos aprender mais sobre o assunto.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tai!
      Muita emoção. Ele é maravilhoso! E é muito usado em escolas, fiquei sabendo isso pelo próprio autor. Achei muito bacana, pois é um livro que realmente passa muitos ensinamentos.
      Beijinhos

      Excluir
  3. A história parece legal. Ela é simples, mas cheia de sentimento. Acho que pode envolver os leitores da mesma forma que te envolveu. Gostei da resenha! Parabéns!

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A história é ótima!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Muito obrigada!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Nossa adorei a forma q vc escreve! Vou confirir os demais posts! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa!
      Fico muito feliz que tenha gostado, Rebecca!
      Seja bem-vinda!
      Beijinhos

      Excluir

Quero ler

Estou lendo