[Resenha] Estudo Independente | Joelle Charbonneau

00:40

Título: Estudo Independente - Livro 2 - Trilogia O Teste 
Autor: Joelle Charbonneau 
Gênero: Distopia 
Editora: Única *Cortesia 
Páginas: 318 
Sinopse:
"Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela."
Esta resenha pode conter spoilers do volume anterior. 

Não tenho absolutamente nada do que reclamar deste volume da trilogia. Ele superou todas as minhas expectativas, foi além do que eu esperava dele.
A autora tem uma escrita muito fácil de ser compreendida e muito contagiante. O modo como ela consegue manter o leitor preso à leitura através de suas palavras é incrível.
Os capítulos, embora sejam longos, não são nem um pouco cansativos. Dá sempre aquela vontade de ler mais, mais e mais. São recheados de momentos de pura tensão.
Achei essa capa, assim como todas as outras da trilogia, maravilhosa. A ilustração de toda a série é perfeita! E elas ainda tem uns efeitos visuais bem bacanas, mas só com o livro em mãos mesmo para ver perfeitamente.


Assim como em O Teste, primeiro livro da trilogia, Estudo Independente também é narrado por Malencia Vale, personagem principal da história. Ela é uma jovem de 17 anos, nascida na colônia Cinco Lagos.
Cia, como os mais próximos preferiam chamá-la, havia passado no Teste que sempre sonhou para cursar a universidade, estava namorando com quem ela sempre quis, Tomas, e o sentimento dele por ela era recíproco. Nada parecia ser mais perfeito que isso, até Cia ouvir uma gravação deixada por ela mesma no Comunicador de Trânsito que havia roubado de seu irmão mais velho, Zeen, antes de ir para Tosu City enfrentar o Teste. A gravação continha informações de situações que ela não se lembrava até então de ter passado e muito menos de ter dito o que ela estava dizendo.
"Uma vez que todas as lembranças do Teste são removidas dos candidatos aprovados, para mim é impossível determinar o que, de fato, aconteceu naquela época. No entante, sou esperta, posso descobrir um jeito de fazer isso."
Cia já tinha passado pelo massacre que foi o Teste, e agora ela e os alunos que sobraram tiveram que fazer um último teste por escrito, no qual se prepararam durante seis meses para o mesmo. Esse teste seria analizado pelo Dr. Barnes e pelos dirigentes do teste. Eles que decidiriam em qual curso cada aluno se sairia melhor. O aluno que eles achassem que não se encaixaria em nenhum curso, seria redirecionado.
Cia se dedicou, estudou muito para os exames finais com o intuito de ser direcionada para o curso de Engenharia Mecânica, mas infelizmente, quando ela pegou o resultado, havia sido colocada para cursar Governo.
Muitos dos seus colegas foram direcionados para cursos diferentes do que eles vinham planejando, com excessão de Tomas. E apenas um dos alunos de sua classe foi redirecionado.
Ela queria saber o que acontecia com um aluno redirecionado, tendo em mente o que eles tiveram que passar durante as etapas do Teste. Cia então bolou todo um esquema para ver o que aconteceria com Obidiah, o único aluno redirecionado. E o que ela conseguiu ver não foi nada bom. Inexplicável!
"Obidiah fracassou. Ao preservar as lembranças do meu Teste e procurar a verdade, eu também me transformei em um fracasso para o doutor Barnes."
Depois de ser movida para a república do curso que ela passaria a enfrentar, os jovens foram submetidos a mais uma série de testes físicos e psicológicos chamados pelos veteranos de Iniciação. Quem não se saísse tão bem nessas provas seria penalizado ou até mesmo redirecionado, mesmo já tendo passado pelo último teste que disse para qual curso eles seriam encaminhados.
Tendo em mente o que poderia acontecer com ela caso andasse fora da linha, Cia começou a planejar cada passo que dava dentro de Tosu City e no decorrer da história encontrou aliados. Rebeldes. Pessoas que também eram contra o método de seleção do Dr. Barnes.


GENTE, foram muitas as surpresas no decorrer da história. Os personagens passam por muita coisa louca e agoniante. Sem contar que nesse volume da série aparecem novos personagens, pessoas boas e muitas pessoas ruins também.
A leitura fluiu muito bem, porém, esse tipo de livro me deixa muito nervosa, rsrs. Assassinatos, muitas mortes, muita gente ruim. Ainda mais envolvendo adolescentes. Depois que terminei, fiquei de queixo caído por tudo o que já tinha acontecido na história. Quero muito o próximo!
A única coisa que me incomodou no livro foi a fonte, mas eu reclamo disso em todas as resenhas de livro com fontes pequenas, rsrs. Além de me incomodar pela leitura não fluir tão rapidamente como eu gostaria, eu sou o tipo de pessoa que gosto de ler de madrugada, e isso me atrapalha bastante por causa da falta de claridade que possuo para fazer a leitura do mesmo, já que uso apenas a claridade do celular, rsrs.
Enfim, gostei muito do livro e recomendo demais para os fãs de distopia. O livro é excelente!
"Não importam as desculpas que invento ou o medo que sinto, não posso me esquivar a esse conhecimento. A presidente precisa ganhar sua votação. O doutor Barnes precisa ser removido do poder. O teste tem de terminar."

Espero que tenham gostado! Deixem nos comentários o que acharam e caso já tenham lido, me digam o que acharam da série.
Beijinhos

Você pode gostar também

4 comentários

  1. E é por isso que fico feliz que pelo menos agora não temos esses tipos de teste, pq OMG!!
    Nunca ia fazer faculdade hahhaha, depois que terminar o livro que estou lendo, eu vou ler o resto da triologia, é muita agonia hahaha

    Beijinhos =*
    http://www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, Pam! Estou louca para terminar logo!!! Muita curiosidade para uma pessoa só!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Olá Mari,
    primeiro não li sua resenha por motivos de: ainda não li o primeiro livro. comentando só para dizer o quanto essa capa é maravilhosamente bela. sou louca para ler.
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna!!
      É incrível mesmo! E leia sim! É maravilhoso!!!
      Beijinhos

      Excluir

Quero ler

Estou lendo