[Resenha] Uma Longa Jornada | Nicholas Sparks

14:57

Título: Uma Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro *Cortesia
Páginas: 368
Sinopse:
"Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida."

Eu já estava morrendo de saudades de ler um livro do Nicholas, já que faz mais de um ano que não leio um. Como com a maioria de seus livros, não me decepcionei com Uma Longa Jornada.
A história oferece não apenas uma, mas duas lindas histórias de amor carregada de emoções.
A capa deste volume que recebi de cortesia da Editora Arqueiro é a nova edição baseada no filme que foi adaptado para o cinema e lançado em Julho deste ano.
Logo depois de terminar a leitura, fui assistir o filme, e encontrei muita coisa diferente do livro. Mesmo assim, me agradou bastante e chorei tanto quanto com o livro. Claro que em alguns momentos eu preferia que o filme fosse um pouco mais fiel a história narrada no livro, mas ainda assim achei muito bonito.


O livro é divido entre a história de amor, como eu disse anteriormente. De um lado, conhecemos a história de Ira e Ruth, e do outro Luke e Sophia. As histórias foram divididas em capítulos. Os capítulos em que se era contada a história de Ruth e Ira, a história era narrada em primeira pessoa, aos olhos de Ira. Já com Luke e Sophia, a história é narrada em terceira pessoa.
Uma Longa Jornada começa quando Ira sofre um terrível acidente de carro indo a um local importante para ele e sua falecida esposa, Ruth. O estado em que ele se encontrava não era nada bom. Sofreu graves ferimentos. Estava com 91 anos, já não conseguia fazer muitas coisas sozinhos e ainda havia adquirido câncer nos pulmões. O que o ajuda a manter a calma em suas longas horas dentro do carro é a aparição de sua amada Ruth. E juntos, se recordam dos anos felizes em que viveram um ao lado do outro.
"Uma história como muitas outras, exceto pelo fato de Ruth ter um olho para a arte, ao passo que eu só tinha olhos para ela."
Luke e Sophia se conhecem em um rodeio. Ela uma jovem de Nova Jersey que estudava História da Arte na Carolina do Norte, e Luke era um cáuboi e acabou ganhando a competição em que Sophia estava presente. Eles se conheceram após Luke interferir em uma briga entre Sophia e seu ex-namorado, Brian, que a perseguia desde o fim do relacionamento.
A partir daí, os dois se encontram frequentemente, acabam se envolvendo e se apaixonam, mas haviam muitas coisas por trás do relacionamento que poderiam acabar separando o casal em um futuro bem próximo.
"- Então por que você não me forçou a ir embora? Por que não pegou meu braço e me levou para o carro?
Essa era uma pergunta que  ela já havia se feito, cuja resposta nunca entendera muito bem.
- Porque - respondo como sempre - eu sabia que aquilo era importante para você."
Eu imaginava várias coisas que poderiam acontecer no final do livro, e acabou que só uma coisa eu acertando, o restante foi surpreendente e muito, muito, muito emocionante.
Nas últimas páginas precisei fechar o livro por alguns instantes para deixar as lágrimas terminarem de cair. Foi um desfecho lindo demais para o meu coraçãozinho sensível.


Fica a dica então, gente! Excelente livro!
Comentem o que acharam.
Beijinhos

Você pode gostar também

8 comentários

  1. Mariana querida,lindo teu trabalho. Um especial abraço.
    Vanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vanda!
      Um abraço muito especial para você também, lindona.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Nicholas Sparks é tudo de bom né?! Eu tenho o livro e achei o filme na internet mas ainda não comecei nem um nem outro.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Tudo ótimo e você?
      Espero que goste de ambos!
      Beijinhos e fica com Deus também!

      Excluir
  3. Não há como não se apaixonar por essa história linda. Adorei sua resenha é bem precisa e verdadeira, emocionante e o melhor de tudo deixou um ar de curiosidade. Apesar de já ter lido/assistido amei.
    Adrielli Oliveira
    loading1blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIN QUE LINDA! <3
      Muito obrigada pelo carinho, Adrielli!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá Mari,
    Eu amo o Nich, é meu autor favorito, mas estou como você estava a um bom tempo sem ler nada do autor, esse livro ta na minha estante a um bom tempo e ainda não me motivei a ler, vi o filme já (não resisti) e não cai de amores, então a vontade acabou diminuindo sabe?
    ps: adoro suas fotos são limpas, bonitas, claras. de muita qualidade.
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna!!! *-*
      Eu te entendo, mas recomendo ainda assim a leitura pois o filme é um pouco diferente do livro, vai que acaba gostando?!
      Muito obrigada, lindona!
      Beijinhos

      Excluir

Quero ler

Estou lendo