[Resenha] A Odisseia de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo #1 | Gustavo Rosseb

19:32


Título: A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo - Livro 1
Autor: Gustavo Rosseb
Gênero:
Editora: Jangada *Cortesia
Páginas: 224
Sinopse:
"Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade."
A Odisseia de Tibor Lobato: O Oitavo Vilarejo começa contando a história dos irmãos Tibor e Sátir, que viviam com seus pais em um acampamento cigano. Eles optaram por essa vida por amar estar sempre em contato com a natureza. Mas infelizmente um terrível incêndio acabou tirando a vida do casal e após terem passado dois longos anos em um orfanato, Tibor e Sátir vão morar com a avó, Dona Gailde, em seu adorável sítio.


A avó vivia em um lugar que a muito tempo tinha sido uma cidade, só que um prefeito acabou decidindo dividir todo o território em Sete Vilarejos e ela vivia em um deles. 
Com a chegada dos meninos, Gailde fez todas as vontades da dupla, fazendo com que a estadia deles se tornasse cada dia mais agradável.
Conheceram Rurique, um menino que ajudava a avó dos meninos em pequenas tarefas do sítio e ficaram muito amigos.
Tudo estava indo muito bem e todos estavam muito feliz, até a chegada da quaresma.
"Tibor olhou para a solitária fogueira ao longe e achou que ela parecia assustadora, agora. É só até a porteira e isso tudo é papo-furado, pensava ele. Não existe essa história de mula ou assombração, é tudo conto para pôr medo em crianças!"
As pessoas que viviam nos Sete Vilarejos tinham muitas histórias para contar de aparições durante esses quarenta dias. Histórias que causavam pânico a todos. Diziam ver criaturas como mula-sem-cabeça, entre vários outros personagens das lendas folclóricas.
No decorrer da história, nos transportamos para o universo de aventura de Tibor, Sátir e Rurique e conseguimos perceber a forte ligação de alguns personagens com esses seres que já conhecemos muito bem das histórias que ouvimos desde que nos entendemos por gente, e o misterioso Oitavo Vilarejo, que todos mantinham certa distância, principalmente na quaresma.
"- Só uma coruja? - repetiu Rurique - As corujas não costumam ficar voando por aí durante o dia. Na quaresma, quando uma coruja pia no telhado de alguém, ela está anunciando a morte do dono da casa."
A história é bem leve e contagiante. A escrita do autor é super tranquila, fazendo com que o leitor queira ler cada vez mais e mais páginas.
O livro acaba sendo interessante do começo ao fim, tendo em vista que todos os pontos abertos no decorrer dela são fechados com perfeição e as surpresas que temos são enormes.
Passei por muitos momentos de tensão, dei risada, e me apaixonei pelos personagens. Confesso que pensei que o livro se tratava de uma história bem infantil, mas como eu gosto, acreditei que valeria a pena arriscar. Eu não esperava tanto, mas acabei me apaixonando pela história. Não é atoa que dei 5 estrelas no Skoob.
"Tibor fez um pedido antes de soprar as velas do bolo, desejando que o sítio fosse sempre assim, que não mudasse em nada. Daquele jeito tudo era perfeito. E que, se algo de ruim estivesse para acontecer, que ele tivesse forças para proteger o lugar da melhor maneira possível."
Enfim, o livro está mais que recomendado. História leve, escrita bacana. Uma dose de aventura. Amei!
Espero que tenham gostado da resenha. Comentem o que acharam e a primeira impressão que tiveram a respeito do livro.
Já leu?! Comenta se gostou ou não. E não se esqueça de compartilhar o post, caso tenha gostado, claro.
Beijinhos

Você pode gostar também

1 comentários

  1. Esse livro parece ser muito envolvente, assim que tiver oportunidade, vou adquiri-lo! Parabéns pela resenha, adorei. :)
    http://www.penapensante.com.br/

    ResponderExcluir

Quero ler

Estou lendo