[Resenha] O Penúltimo Capítulo | Clarice Pessato

23:43

Título: O Penúltimo Capítulo
Autor: Clarice Pessato *Cortesia
Gênero: Biografia
Editora: Imprensa Livre
Páginas: 208 
Sinopse:
"Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos através de nós."

O Penúltimo Capítulo é uma autobiografia escrita pela autora Clarice Pessato. Ela sofreu um grave acidente automobilístico em 1981, no município de Triunfo, na BR-386. No carro estavam Clarice e o namorado, Júlio, a caminho de São Leopoldo, onde na época ela fazia faculdade.
Esse acidente foi causado por um caminhão que carregava um time inteiro de futebol. A colisão acabou envolvendo outros veículos fazendo com que o motorista do caminhão viesse a óbito. Houveram vários feridos, mas Clarice foi quem ficou em estado mais grave.
O acidente acabou deixando sequelas que mudaram a vida dela para sempre. Aos 18 anos, no auge da vida, Clarice ficou tetraplégica. Muitas foram as dificuldades no começo. Imagino que a adaptação é um período bem complicado pelo que foi descrito no livro. A pessoa passa a depender de terceiros para praticamente tudo, tendo em vista que ela perdeu os movimentos do ombro para baixo, e no caso de Clarice, que aparentava ser uma moça tão independente, deve ter sido uma fase muito complicada.


No livro ela conta um pouco de tudo. Como era sua vida antes e depois do acidente acontecer. Tive o privilégio de ler sobre toda sua luta para superar os novos obstáculos e a adaptação a nova vida.
A história de Clarice é extremamente inspiradora e reflexiva. O que aconteceu com ela poderia acontecer com qualquer um. Ninguém imagina que uma coisa dessas pode acontecer justamente com você, em muitos momentos pensamos que estamos imunes a tudo. Acredito pelo que li que ela também pensava. Mas você é quem decide se vai deixar que isso te consuma, ou vai se esforçar para viver da melhor maneira possível. Clarice fez uma escolha. E na minha opinião, ela não poderia ter escolhido melhor, ela escolheu seguir a Deus. Nas palavras dele ela pôde encontrar paz e respostas para as incógnitas que a vida foi deixando em seu caminho.
"A semente é a palavra de Deus, porém Deus também planta sementes em nossos corações que, segundo o Seu propósito, se manifestam em desejos e no Seu tempo florescerão no solo de nossa vida."

É muito difícil fazer uma resenha e dar minha opinião em uma autobiografia. Se trata da vida de uma pessoa, e com isso, não tenho o direito de dizer se gostei ou não da vida dela. Cada um tem a sua. O que posso dizer é que ler sobre a vida de alguém nos traz grandes ensinamentos, como a vida da Clarice trouxe para mim.
"Escrever  sobre nossa vida não é simples, principalmente quando os fatos estão distantes."
Em muitos momentos me pego reclamando de coisas bobas, fúteis. E o livro dela me ajudou, e tem me ajudado muito a abrir cada vez mais a mente para o que realmente vale a pena.
Não posso deixar de comentar o quanto é bonito também o apoio de várias pessoas com ela citadas durante o livro. Família, amigos, médico. Enfim, todas essas pessoas abençoadas que passaram pela vida dela.
"Os melhores frutos aparecem quando a planta tem que lutar."
O livro está mais que recomendado, especialmente para quem busca uma emocionante história real de superação com uma pegada religiosa. A carga emocional que ele traz é grande, mas não faz dele um livro triste como eu havia imaginado assim que o recebi de cortesia da autora.


Espero que tenham gostado da resenha, pessoal.
Até a próxima!

Você pode gostar também

0 comentários

Quero ler

Estou lendo