[Resenha] Tristes Finais Para Começos Infelizes | Raul Otuzi

12:48

Título: Tristes Finais Para Começos Infelizes
Autor: Raul Otuzi *Cortesia
Gênero: Contos
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 212
Sinopse:
"Quais são os começos infelizes que podem ocasionar tristes finais em nossas vidas? Um desabafo impulsivo. Um pedido insólito. Um comentário tolo. Uma confissão. Não, duas. Gatilhos que fazem desandar histórias de amor, desejo e amizade. Daí o que poderia ser o apanhado de bons momentos em instantes transforma-se em situações irreparáveis: ciúme, traição, vingança. Raul Otuzi nos brinda com 25 contos que revigoram a literatura nacional, mostrando-se um sagaz observador dos relacionamentos humanos, de seus abusos e absurdos. Pitadas de ironia e sarcasmo, pontuados por diálogos cortantes, desafiam a imaginação do leitor. Tramas que causam taquicardia rumo ao seu imprevisível final. Alguns desfechos, quase secos, levam a fantasiar o prolongamento das histórias — objetivo que somente os bons textos tendem a cumprir. Leia e tente não se envolver; tente não se enxergar nas narrativas; tente não se desconcertar com o modo como tudo termina."

O livro Tristes Finais Para Começos Infelizes é um livro que reúne no todo 25 contos com diferentes histórias e pessoas. Mas todas essas histórias tem algo em comum: Finais tristes.
Algumas das histórias contadas no livro a ser chegam bem próximas da realidade de algumas pessoas, acredito eu, e outras são simplesmente surreais e inimagináveis.


De todos os contos que li o que mais me deixou triste e ao mesmo tempo chocada foi "O Vingador do Trânsito". A história se passa durante o trânsito, claro, onde dois amigos seguem rumo ao casamento de um amigo em comum deles. Inusitadamente, um carro faz uma ultrapassagem deixando o amigo, Fúlvio, que estava no controle do veículo muito nervoso, fazendo com que o mesmo seguisse o carro para provocá-lo. Só que algo surpreendente acontece.
"- Que filho da puta! Esse cara não pode fazer isso. Eu vou atrás dele."

Todas os contos do livro tem finais de deixar o queixo caído. Ele já começa com um conto eletrizante e termina com o melhor de todos, "O Inventor de Profissões", que em 2014 recebeu o Prêmio FNAC Novos Talentos da Literatura.
Não posso deixar de falar das ilustrações contidas nele. O artista está de parabéns! São incríveis e condizentes a história preste a ser lida.
A proposta do livro é ousada e diferente de tudo o que já li, mas excelente para variar dos livros que leio normalmente. Todos os finais terminam em uma desgraça. São realmente tristes finais como o próprio título nos sugere, mas os caminhos que levaram aos fatos ocorridos no final delas, foram traçados pelos próprios personagens. Cada um colheu o que plantou.
''Olho para baixo e descubro tudo. Ainda consigo ver, em suas pupilas dilatadas, seu olhar de desejo, desejo de sangue, de cruel vingança."
Então, se você procura um livro com finais lindos e felizes, eu não recomendo a leitura, esse com certeza não é o livro que você esta procurando. Mas se você quer algo único e as vezes até engraçado e assustador (senti isso em alguns momentos), escrito de maneira inteligente e envolvente, está mais que recomendada a leitura.


Se você já leu, não se esqueça de comentar o que achou. Compartilhe a postagem com os amigos para ajudar na divulgação da obra!
Beijo

Você pode gostar também

0 comentários

Quero ler

Estou lendo